Cuide melhor do seu fígado!

O fígado tem funções vitais, como detoxificação, produção de proteínas, e energia e ainda o sobrecarregamos com má alimentação e más escolhas.

Açúcar

thinkstock_rf_photo_of_pouring_sugar_in_cup

Muito açúcar não é apenas ruim para seus dentes. Ela pode prejudicar o seu fígado, também. O órgão utiliza um tipo de açúcar, chamado frutose, para criar gordura. Muito açúcar refinado e muito xarope de milho causar um acúmulo de gordura que pode levar a doença hepática. Alguns estudos mostram que o açúcar pode ser tão prejudicial para o fígado como o álcool, mesmo que você não esteja acima do peso . Mais uma razão para limitar alimentos com adição de açúcares, como refrigerantes, bolos e doces.

 

 

 

 

MSG (glutamato monossódico )

thinkstock_rf_photo_of_chinese_buffet

MSG melhora o sabor de muitos alimentos embalados e prontos, como chips e bebidas dietéticas . (Você pode vê-lo em uma etiqueta do alimento como ” proteína hidrolisada vegetal “, ” extrato de levedura “, ou ” extrato de soja “.) Ainda assim, alguns estudos em animais sugerem que o produto químico pode tornar o fígado gorduroso e inflamado, o que pode levar a doença hepática gordurosa não alcoólica ( DHGNA ) e câncer de fígado. Os cientistas precisam de mais dados para saber se o Glutamato monossódico afeta os seres humanos da mesma maneira.

 

 

Confrei

thinkstock_rf_photo_of_comfrey_plant

Confrei é uma erva arbustiva encontrada na Europa, Ásia e também no Brasil. Suas folhas têm um produto químico que reduz o inchaço e mantém a pele saudável, Assim, pode ser encontrado em alguns cremes para aliviar a dor. Mas confrei também tem substâncias que prejudicam o fígado. Não use um produto que contenha por  mais de 10 dias em seguidos ou por mais de 6 semanas no total de um ano. Aplique apenas quantidades muito pequenas , e nunca coloque sobre a pele lesionada ou aberta.

 

 

Suplementos de ervas

getty_rf_photo_of_herbal_supplements_bowl

Só porque o rótulo diz “natural ” não significa que seja seguro. Um bom exemplo de perigo sério é a kawa kawa , uma erva que pode aliviar os sintomas da menopausa e diminuir a ansiedade. Estudos mostram que pode atrapalhar o funcionamento do fígado, causando hepatite e falência do órgão.  Alguns países baniram ou restringiram a erva , mas ele ainda está disponível nos EUA e Brasil. Consulte sempre seu médico, farmacêutico ou nutricionista antes de tomar quaisquer ervas para se certificar de que eles são seguros.

 

 

Obesidade

getty_rf_photo_of_bulging_stomach

Se você está acima do peso, gordura também podem acumular-se nas células do seu fígado, o que pode levar a doença hepatica gordurosa não-alcoólica . Ela pode fazer o fígado inchar.  Ao longo do tempo, o tecido cicatricial endurecido pode substituir o tecido saudável (uma condição conhecida como cirrose) . As pessoas que estão com sobrepeso ou obesos , de meia-idade , ou têm diabetes estão em maior risco dessa doença. Não há cura, mas comer corretamente e exercício , por vezes, pode reverter a doença.

 

 

 

Muita vitamina A

getty_rf_photo_of_man_pouring_childs_milk_for_cereal

Você pode encontrar a vitamina A em ovos e leite, bem como frutas e vegetais frescos, especialmente aqueles que são vermelhos, laranja e amarelos. Muitos suplementos também o incluem, uma vez que ajuda a melhorar a visão, fortalecer os ossos, e dar um impulso para o sistema imunológico. Mas, em doses muito elevadas, a vitamina A é tóxica para o fígado. Para ficar seguro, nunca tome mais de 10.000 UI por dia.

 

 

Tatuagens  não esterilizadas

thinkstock_rf_photo_of_tattoo_making

Quando você fazer uma tatuagem ou piercing em um estabelecimento licenciado , limpo e que esteriliza seu equipamento depois de cada cliente, as chances que você venha a ter uma infecção grave como a hepatite C são muito baixas. Mas se as ferramentas não são devidamente limpas, o risco de hepatite C pula para cima. O vírus se espalha através do contato com o sangue de uma pessoa infectada e provoca grave doença hepática , por vezes, para toda a vida . Confira o estabelecimento e seu historico de segurança antes de começar a levar tinta.

 

 

Refrigerantes

getty_rf_photo_of_soda_can_closeup (1)

Os cientistas estudaram as dietas de um grupo de pessoas com doença hepatica gordurosa não alcoolica, levando em conta o seu peso, a quantidade de gordura no sangue, e se eles tinham diabetes . Uma coisa se ​​destacou: 80% deles beberam 2 ou mais refrigerantes por dia. Não importava se era livre de calorias ou refrigerante normal, o que significa um ingrediente além do açúcar poderia desempenhar o papel na condição. Não há evidências concretas , mas alguns pesquisadores acreditam que os adoçantes artificiais podem ser os culpados.

 

 

Antidepressivos

getty_rf_photo_of_prescription_drugs

É raro , mas alguns antidepressivos podem prejudicar o seu fígado, mesmo se você tomar por apenas alguns dias . Em alguns casos , o dano pode ser mortal . Idosos ou qualquer um que tome vários outros medicamentos estão em maior risco porque seu fígado pode já estar danificado. Se você está tomando antidepressivos , fale com o seu médico para se certificar de que você está na menor dose que você precisa. Esteja certo de que conhece os sintomas da doença do fígado para acompanhar.

 

 

Gorduras Trans

thinkstock_rf_photo_of_donut_variety

As gorduras trans são gorduras sinteticas comuns em alimentos embalados e assados. (Você vai vê-los listados nos ingredientes como ” óleo vegetal parcialmente hidrogenado ” ou ” gordura vegetal “.) Uma dieta rica em gorduras trans não só aumenta suas chances de ganhar peso, torna a doença hepática grave, com tecido cicatricial mais provável. Em um estudo, os ratos que comeram uma dieta rica em fast-foods em gorduras trans tiveram danos ao fígado depois de apenas quatro meses.

 

 

 

 

fonte: Webmd