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Vitamina B – devo suplementar ou não?

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Vitamina B12

Você definitivamente deveria. Sem a vitamina B12 por exemplo, começam a aparecer sintomas como cansaço, fraqueza, constipação ou depressão. E essa é apenas um dos tipos de Vitaminas do complexo B.

Para alimentos com B12, tente mexilhões ou bifes de fígado. (se conseguir…)

 

 

 

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Vitamina B6

Sem Vitamina B6 suficiente, você pode ficar doente com mais frequência e sentir-se deprimido ou confuso.

Voce pode também ter os lábios escamados e rachados. Você precisa apenas de uma pequena quantidade diária e a maioria de nós consegue obter na alimentação. Se quiser ter certeza, suas melhores opções são grão de bico, atum, e — (surpresa) — bife de fígado.

 

 

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Vitamina B1 (Tiamina)

Seu corpo pode não absorver o suficiente dessa vitamina se você tem o hábito de tomar bebidas alcoólicas com frequência. E os resultados dessa má absorção podem resultar em fraqueza muscular, fadiga e até mesmo danos irreversíveis no cérebro. Pode também causar psicose. Então, tome sua B1. Alimentos como arrroz enriquecido, trutas, feijão preto são boas fontes.

 

 

 

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Vitamina B2 (Riboflavina)

A maioria dos brasileiros e americanos geralmente absorvem riboflavina suficiente. Isso é muito bom, pois uma privação séria dessa vitamina pode causar um dano ao fígado e ao sistema nervoso. Para absorver o máximo por mordida, coma um grande prato de bife de fígado. Não consegue? Leite, iogurte e carne são excelentes opções.

 

 

 

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Vitamina B3 (Niacina)

Niacina auxilia na digestão, melhora a pele e os nervos funcionam da forma que deveriam. Também ajuda a transformação de alimento em energia. Você pode adquirir através do leite, ovos, arroz e peixes. Mas não ultrapasse a dose. A superdosagem pode causar danos ao fígado, úlceras pépticas e vermelhões pela pele (rashes).

 

 

 

493ss_thinkstock_rf_photo_of_hair_in_brushBiotina (vit. B7)

A falta de biotina pode levar a rashes cutâneos, perda de cabelos, colesterol alto e problemas cardíacos. Você pode encontrar em salmão, cenouras, bananas, farelo de soja, cereais e leveduras.

 

 

 

 

493ss_getty_rm_photo_of_pregnant_woman_cookingÁcido Folico (Folato)

Esse é um membro importante da família “B”, especialmente se você está grávida, porque pode ajudar a prevenir defeitos no feto. Espinafre e ervilhas escuras.

 

 

 

 

Se quiser suplementar essas vitaminas em cápsulas, podemos ajudar, fale conosco!

 

 

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