Vitamina K2 MK7

  • vegetais_vitaminak1

A Vitamina K, é uma vitamina lipossolúvel necessária em três tipos de processos críticos que ocorrem no nosso organismo: coagulação sanguínea; regulação do teor mineral ósseo e integridade das paredes dos vasos sanguíneos.

A linha comum entre todos eles é que se tratam de processos facilitados pelas Gla-proteínas (Gamacarboxiglutamato), que são inactivas a não ser que sejam carboxiladas pela vitamina K. A vitamina K consiste em dois grupos, um chamado de Vitamina K1, disponível nos vegetais de folha verde e a K2, que é sintetizada por bactérias intestinais e se encontra também disponível no queijo e no natto (feijões de soja fermentados – produto típico do Japão).
A maior parte das pessoas ingere vitamina K em doses suficientes para um correcto funcionamento da coagulação sanguínea. Contudo, estudos recentes demonstram que a DDR actual não é o suficiente para suportar as funções a nível ósseo e de saúde vascular.
Na coagulação sanguínea, o papel da vitamina K já é conhecido desde 1930. É crucial na formação de 8 factores de coagulação que convertem fibrogénio solúvel em fibrina insolúvel na circulação. A fibrina é usada directamente para fazer coágulos. A maior parte das pessoas possui um teor vitamina K suficiente para suportar esta função.
No que diz respeito à saúde óssea, pesquisas indicam que a não carboxilação da proteína Gla Osteoclacina está correlacionada com uma baixa densidade óssea e consequentemente maior fator de risco. A suplementação de vi­tamina K2, e não de K1, reduziu a incidência de fracturas, a taxa de perda de densidade mineral óssea e aumentou a resistência óssea.

Já na circulação sanguínea, pesquisas recentes revelaram que a matriz das proteínas Gla podem inibir a calcificação dos vasos sanguíneos e até mesmo reverter o processo de calcificação e restaurar a flexibilidade arterial.
Para este processo, é necessária a vitamina K2. A forma MK-7 (Menaquinona 7) da vitamina K2 é de qualidade superior quando comparada com a vitamina K1 ou MK-4, que são ambas sintéticas.
Encontra-se facilmente biodisponível, acumulando-se na corrente sanguínea, para além disso possui uma longa esperança de vida, permitindo que esta seja absorvida pelos vasos e pelos ossos antes de ser rapidamente sequestrada pelo fígado. Demonstrou ainda aumentar em 100% os valores das proteínas Gla, tendo ainda uma duração dez vezes superior.
A vitamina K2 da Solgar encontra-se na forma MK-7, derivada naturalmente do natto, uma das fontes mais ricas em Mk-7.

Categorias Produto